Cirurgia guiada para implantes dentários, conheça a técnica

A cirurgia guiada para a colocação de implantes dentários é uma técnica que promete ser a solução para quem não pode nem quer pensar numa simples anestesia dentária. Eliminando até mesmo a sutura, pode ser a solução para os pacientes mais ansiosos e com fobias a intervenções dentárias. Mas será que é realmente eficaz?

A cirurgia guiada – ou cirurgia sem incisão – é uma técnica atual que tem a característica de ser muito precisa e segura. O termo “sem incisão”, que deriva da ausência de descolamentos de tecidos moles, indica que apenas um orifício, com um diâmetro idêntico ao do implante dentário, é utilizado para o posicionamento intra-ósseo do implante, sem necessidade de sutura pós-cirúrgica.

Como é realizada a Cirurgia Guiada?

A cirurgia dentária guiada pode parecer complicada à primeira vista – mas, ao contrário do que imagina, são a simplicidade e a precisão da técnica as principais características deste tratamento. O segredo está na utilização de uma guia cirúrgica, um dispositivo acrílico adaptado sobres tecidos moles (gengiva) que orienta o dentista o leito implantar, bem como a profundidade para a correcta colocação do implante dentário.

A cirurgia inicia-se com a anestesia e colocação do guia cirúrgico acrílico sobre dentes e gengivas. Após certificar-se da estabilidade do dispositivo, uma primeira broca com diâmetro semelhante ao implante dentário condiciona os tecidos moles e uma segunda broca faz a prepareação do leito implantar. Finalmente, basta fazer a colocação do implante, no local previamente preparado.

A cirurgia guiada dispensa suturas porque a gengiva que circunda o implante dentário recém instalado ajusta-se perfeitamente ao mesmo e sendo minimamente invasiva, não promove praticamente nenhuma hemorragia pelo que ao paciente se pedem poucas restrições pós-operatórias.

Pós-operatório é mais simples e rápido.

Uma das grandes vantagens da cirurgia guiada para implantes dentários, é o seu pós-operatório muito mais tranquilo. Nas cirurgias convencionais, inchaço e desconforto proveniente dos descolamentos dos tecidos moles, embora não sejam frequentes, podem trazer contratempos e exigir restrições alimentares, de higiene e prática de exercício físico até 3 dias após o procedimento cirúrgico.

Indicações e contraindicações. 

A cirurgia guiada para implantes dentários não pode ser realizada em todas as situações. Casos clínicos em que é necessário enxerto gengivas ou ósseo é um exemplo. Assim, vamos listar as vantagens e desvantagens da técnica.

Indicações:

✓ pacientes com medo de intervenções dentárias;

✓ rebordo ósseo reduzidos;

✓ diminuição de tempos cirúrgicos;

✓ otimizar os resultados mastigatórios;

✓ diminuir desconforto e restrições pós-operatórias.

Contraindicações:

✓ rebordos maxilares com espessura óssea insuficiente;

✓ necessidade de enxertos gengivais.

Let’s Work Together

TELL ME MORE ABOUT YOUR PROJECT

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur.

LET’S TALK